introdução

Este é um novo blogue do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), criado a propósito da 8ª edição do Concurso Poliempreende, que visa promover o empreendedorismo e os projectos de vocação empresarial.

sábado, 16 de abril de 2011

Dica #30 - Cria um sistema

Uma das formas mais poderosas de criar inovação é o desenvolvimento de um sistema de produto.
A ideia é desenvolver uma base que necessite de componentes específicos, criando uma relação duradoura entre a tua oferta e o mercado. (Escusado será dizer que tem de haver valor para o mercado).
Pensa nos conceitos Gillete, Microsoft, Nespresso, Pandora ou Lego.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dica #29 - Integra Dicas

Procura integrar em simultâneo as últimas 5 dicas (# 28, 27, 26, 25 e 24).
Tendo em consideração o processo, cria, eleva, elimina ou reduz as dimensões estratégicas do teu mercado...
Podes encontrar novas perspectivas de valor para os mercados que serves.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Dica #28 - Pensa processo

Olha para todas as etapas que o teu mercado tem de realizar para satisfazer a sua necessidade ou desejo.
Desde a procura de informação, ao contacto com potenciais fornecedores, à aquisição, à entrega, ao uso e manutenção e eventualmente ao fim da vida útil.
Analisa como podes oferecer algo que lhe facilite a vida. Que crie valor para ele. Que te diferencie da concorrência.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Último dia para a entrega do teu plano de negócio!

HOJE é o TEU DIA!
Se ainda não o fizeste,
preenche os 2 parágrafos
do formulário,
Apresenta a tua IDEIA
e a tua EQUIPA,
e envia-o para o

domingo, 10 de abril de 2011

2 Dias para a data limite da tua ideia de negócio!

Ainda tens Hoje e Amanhã
para entregares a TUA IDEIA!
Se ainda não te decidiste,
dorme sobre o assunto,
reflecte sobre como podes mudar
o teu e o nosso futuro!
Descarrega o formulário
e começa já a preenchê-lo!
Ainda tens 2 dias!

Dica #27 - Reduz

No mercado em que estás (ou queres entrar), quais as dimensões estratégicas em que se compete?
(Funcionalidades, tamanho, formas, cores, processo, gama de ofertas...)
Que dimensão podes reduzir por não ter tanta importância para o mercado?