introdução

Este é um novo blogue do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), criado a propósito da 8ª edição do Concurso Poliempreende, que visa promover o empreendedorismo e os projectos de vocação empresarial.

sexta-feira, 11 de março de 2011

O nosso 1º Seminário foi um Sucesso!


O auditório da ESE ficou pequeno para todos os que estivémos a participar no 1º Seminário da nossa edição deste ano do Poliempreende e que esgotámos largamente a sua lotação. Para ver as fotos do evento e para respirar a atmosfera que se viveu, basta clicar no link para a nossa página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/PoliempreendeIPCB

quinta-feira, 10 de março de 2011

Visitas à Incubadora de Empresas de Idanha-a-Nova

Aproveite para conhecer a Incubadora de Empresas de Idanha-a-Nova numa das 5 visitas promovidas pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova. A primeira será já na próxima 4ª Feira, 16 de Março. Atenção que é preciso fazer uma inscrição prévia na ESG com pelo 48h de antecedência no Gabinete de Relações com o Exterior da ESG de Empresas de Idanha-a-Nova!



Dica #14 - Pensa feminino

Pensa no grande mercado das mulheres.
Repara que grande parte dos produtos ainda estão pensados e dirigidos aos homens ainda que as mulheres possam ser mais importantes nas decisões ou como utilizadores.
Ignora os homens. Pensa feminino.
Que produtos/serviços podias oferecer ao sector feminino? Pensado de raiz para mulheres (de preferência por mulheres).
Que produtos/serviços podias reinventar para o público feminino?
O que acontecia se te re-orientasses explicitamente para o feminino?

Introducing the 2011 Fortune Most Powerful Women Entrepreneurs

quarta-feira, 9 de março de 2011

Hoje, Seminário na ESE!

Relembramos que terá lugar hoje (9 de Março) o primeiro grande Seminário da nossa edição deste ano do IPCB Poliempreende. Assim, mais logo, pelas 14h30, teremos no auditório da Escola Superior de Educação os nossos oradores (Soumodip Sarkar, Miguel Muñoz, João Carvalho e António Trigueiros de Aragão). A não perder!

terça-feira, 8 de março de 2011

Dica #13 - Vende soluções

Estás a vender um produto ou uma solução?
Os problemas são pontos de dor no dia-a-dia do mercado. Oferece-lhe a cura, a tua solução.
Revê a tua estratégica de comunicação e verifica se a tua mensagem explica claramente a solução para o problema do cliente. Tenta por-te no seu lugar.
Esquece o jargão demasiado técnico (se não for necessário) ou clichés batidos dos manuais ou da tradição.
Surpreende o teu mercado com um discurso pensado para ele, de preferência personalizado. Vai fazer toda a diferença.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Tertúlia de Empreendedores na ESG

Venha participar nesta iniciativa da Escola Superior de Gestão no âmbito do Poliempreende. Assim, será já na próxima 3ª Feira, 15 de Março, pelas 16h, que irá ter lugar a Tertúlia com Empreendedores no Auditório Domingos Rijo da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova. A não perder!

CienciaPT destaca estratégia de comunicação do IPCB Poliempreende

A edição de hoje do cienciapt.net destaca a estratégia de comunicação do IPCB Poliempreende no que concerne à organização regional da 8ª edição do concurso Poliempreende. Para ler mais em: http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=103082&Itemid=357

domingo, 6 de março de 2011

Dica #12 - Questiona o estabelecido

Questionar o status quo pode revelar oportunidades ocultas. O estabelecido pode restringir a identificação de segmentos ou mercados com necessidades e desejos não satisfeitos.
Responde à pergunta "toda a gente sabe que?" aplicado ao sector/produto/serviço que estás a considerar.
Exemplo:
Toda a gente sabe que o leite se vende ao litro.
Toda a gente sabe quais os serviços oferecidos por um banco. Toda a gente sabe como uma escola é.
Toda a gente sabe como se faz determinado processo ou quanto tempo demora.
Que alterações ao estabelecido, se introduzidas, podiam beneficiar novas pessoas ou abrir novos mercados?